Como usar parafusadeira para trabalhos domésticos e conserto de móveis

Como usar uma parafusadeira?

Parafusadeiras são ferramentas que auxiliam e facilitam e muito nossas vidas.

Ter um equipamento como esse em casa é indispensável nos dias de hoje, seja para apertar ou soltar parafusos, colocar um quadro na sala ou montar aquele móvel que você comprou pela internet.

As possibilidades de uso são infinitas.

Entretanto, apesar das facilidades encontradas, muitas pessoas ainda não sabem como usar parafusadeira.

Para ajudar com isso, preparamos esse artigo, um guia rápido de como utilizar o seu equipamento e aproveitar ao máximo tudo o que essa ferramenta pode oferecer.

Como usar uma parafusadeira: atente-se a superfície

Antes de começar a utilizar a parafusadeira, é preciso atentar-se ao local que você vai parafusar.

Se for parafusar em uma parede, verifique se não há nenhuma encarnação ou fiação elétrica passando dentro da superfície, pois trabalhar naquele local sem saber se há alguma instalação ou encanação interna pode resultar em prejuízos.

Confira a carga

Se a sua parafusadeira for a bateria é importante saber se a mesma está com carga suficiente para efetuar o trabalho, até porque ninguém quer ser interrompido durante a execução da atividade.

Para resolver isso verifique sempre a carga da bateria antes de iniciar qualquer trabalho.

Se a sua parafusadeira for elétrica, ou seja, com fio, você não precisa se preocupar com isso. Entretanto atente-se para que o fio do equipamento não esteja preso ou perto de crianças.

Verifique se o equipamento não está travado

Em alguns equipamentos, pode existir um mecanismo de trava.

Trata-se de uma funcionalidade de segurança e que serve também para utilizá-la como chave de fenda quando ela estiver sem carga ou longe de uma fonte de energia.

Por isso, atente-se a este detalhe antes de iniciar as atividades, uma vez que se você estiver com o equipamento travado, não conseguirá trabalhar.

Verifique a chave de rotação

Ao utilizar uma parafusadeira pela primeira vez é comum confundir se com a rotação do equipamento, pois diferente de furadeiras tradicionais em que o sentido da rotação é único, nas parafusadeiras existe a rotação para a esquerda e para a direita que servem para parafusar e desparafusar.

Por isso que no instante em que for utilizá-la, atente-se para a rotação e lembre-se que para parafusar, a rotação certa é para a direita.

Como usar uma parafusadeira para desparafusar?

Para desparafusar parafusos e porcas, mude a chave de seleção do equipamento de modo que o eixo gire para a esquerda.

Ajuste a velocidade

Outro fator importante a atentar-se no momento de como utilizar uma parafusadeira é o ajuste de velocidade.

Para verificar a velocidade do seu equipamento é interessante que você consulte o manual, pois a depender do modelo, as velocidades podem variar e você pode utilizar uma velocidade maior para o trabalho simples o que não é indicado e que pode ocasionar prejuízos.

Uma vantagem das parafusadeiras, é que você pode ajustar a velocidade com uma leve pressão sobre o botão liga/desliga.

Neste caso, quanto mais pressão no botão maior será a velocidade aplicada ao parafuso.

Verifique a ponta da parafusadeira

Antes de iniciar, verifique se a ponta da parafusadeira corresponde a cabeça do parafuso.

Existe uma infinidade de tipos de parafuso e consequentemente uma ponta para cada um deles, por isso você tem que se atentar e inserir a ponta correta.

Cuidados ao colocar o parafuso

Para parafusar é bem simples.

Após inserir a ponta correta e posicionar o parafuso que deseja, coloque a ponta da parafusadeira sobre a cabeça do parafuso e pressione levemente o botão liga/desliga até que ele chegue a superfície.

Cuidado com a força inserida, pois se você não controlar a pressão, a operação continua e a cabeça do parafuso pode penetrar na superfície.

Cuidados e manutenção da sua parafusadeira

Se você quer saber como usar parafusadeira da maneira correta, precisa atentar-se aos cuidados e manutenção.

Antes de transportar, limpar ou guardar a ferramenta é indicado sempre a retirada da bateria, pois você pode se machucar se o interruptor for acionado de forma involuntária.

Além disso, para garantir o uso prolongado do seu equipamento e aumentar a vida útil do mesmo, é interessante que as aberturas de ventilação estejam sempre limpas isso garantirá que o trabalho seja feito de forma segura.

Como usar parafusadeira com segurança em casa

O uso de parafusadeiras em ambientes domésticos precisam de cuidados e atenção redobrada, por isso vamos listar algumas dicas extra para a sua segurança.

  • Mantenha as crianças sempre longe – sempre que for utilizar a sua parafusadeira, mantenha as crianças afastadas. Isso vai evitar a distração e consequentemente, os acidentes;
  • A área de trabalho deve estar sempre limpa e organizada – ambientes desorganizados aumentam consideravelmente o risco de acidentes;
  • Não use o equipamento se estiver consumido drogas, álcool, medicamentos ou quando estiver muito cansado – a atenção no uso da parafusadeira deve ser máxima, por isso não faça trabalhos quando estiver nessas condições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *