Quais as diferenças entre parafusadeira e furadeira?

Furadeiras e parafusadeiras são ferramentas muito utilizadas em obras, reforma, montagem e construção e por possuir uma estrutura bem parecida, podem confundir até os mais experientes.

Por isso, entender as características e diferenças entre parafusadeira e furadeira é fundamental para não se confundir no momento da utilização e compra.

Homem utiliza a parafusadeira e furadeira dewalt em uma parede de concreto.
Parafusadeira e Furadeira Impacto 1/2 Pol. Dewalt

Conhecendo as diferenças entre parafusadeira e furadeira

A furadeira é a mais conhecida entre a população, ela possui um corpo em formato de L e é utilizada para a furar superfícies. A escolha da furadeira ideal vai depender do seu objetivo: uso doméstico? profissional?

Sabendo pra que você vai utilizá-la, é fundamental partir para uma segunda análise: potência, mandril, velocidade, brocas… são muitos detalhes a se observar.

Parafusadeiras, por outro lado, são ferramentas utilizadas para parafusar, desparafusar, fixar e apertar parafusos, as mais comuns também possuem formato de L. É a ferramenta que comumente substitui a chave de fenda, de boca ou fixa.

Além disso, parafusadeiras possuem uma característica peculiar, que é o giro reverso, ele possibilita a retirada de parafusos.

Se você quer fazer o conserto da porta de um guarda-roupas, por exemplo, seria melhor furar com um prego ou fixar com um parafuso?

Nestes casos, a parafusadeira é a ferramenta ideal.

O que levar em consideração no momento da compra?

Além das parafusadeiras e das furadeiras, existem as ferramentas mistas que possuem as duas funções e podem ser utilizadas substituindo as pontas.

Se você utiliza as ferramentas para atividades simples, a furadeira/parafusadeira pode ser uma excelente opção de compra.

Se você tem uma parafusadeira e quer utilizá-la como furadeira, é preciso entender que a depender do material a ser perfurado e da potência de sua ferramenta, pode ser que ela não consiga realizar a tarefa.

Veja a seguir algumas diferenças entre furadeira e parafusadeira:

  • Furadeiras normalmente possuem mais potência do que as parafusadeiras;
  • É possível utilizar parafusadeiras como furadeiras, mas é preciso atentar-se a potência da ferramenta e a densidade do material a ser perfurado;
  • Por possuírem maior potência e torque, as furadeiras não são indicadas para parafusar, pois podem quebrar o parafuso;
  • Nem todas as furadeiras vem com giro reverso, isso impede que elas sejam utilizadas para a remoção de parafusos.

Vale reforçar, entenda para qual objetivo você vai utilizar a ferramenta.

Se for para uso doméstico, parafusadeiras e furadeiras (ferramentas mistas) mais simples podem ser utilizadas.

Entretanto, se for para uso mais profissional ou para perfurar materiais de maior densidade, como concreto, é aconselhável comprar os equipamentos separadamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *