Skip to content

Parafusadeira a bateria

Se você pensa em comprar uma parafusadeira, mas tem dúvidas sobre os tipos existentes, comece agora mesmo a cogitar a compra de uma a bateria.

As parafusadeiras a bateria são relativamente uma novidade no mercado de ferramentas e tem como principal vantagem não possuir fios, o que possibilita seu uso nos mais diversos ambientes.

Elas possuem vantagens e diferenciais bem significantes, veja só.

O que é uma parafusadeira a bateria?

Conheça mais detalhes da parafusadeira a bateria

Uma parafusadeira é uma ferramenta que foi criada para apertar ou soltar parafusos, como seu próprio nome sugere.

As parafusadeiras a bateria são um tipo de ferramenta em que há a presença de uma bateria recarregável, geralmente são menores e mais ergonômicas.

A grande vantagem das ferramentas recarregáveis é a facilidade de uso, pois podem ser utilizadas em locais onde não há energia elétrica disponível.

Basicamente existem dois tipos de bateria nestas ferramentas:

  • as de níquel de cádmio;
  • e as de íon de lítio.

Veja no vídeo abaixo as principais diferenças de uma para outra.

Se for escolher entre uma ou outra dê preferência para as de íon de lítio, pois possuem maior capacidade de armazenamento de energia e não viciam facilmente.

As parafusadeiras a bateria podem ser utilizadas sobre qualquer superfície, além de que, é comum encontrar modelo com a função furadeira embutida na mesma ferramenta.

Voltagem, amperagem? Como escolher a de melhor desempenho?

Outra dúvida comum quando vamos escolher uma parafusadeira a bateria é quanto a sua autonomia e desempenho. Para fazer uma escolha certa, é preciso ter em mãos alguns dados, que variam de ferramenta para ferramenta, são eles:

  • voltagem (v);
  • ampere/hora (A/h).

A voltagem corresponde a tensão elétrica da bateria, quanto maior a voltagem mais potente é a ferramenta.

A amperagem refere-se a quantidade de carga que a bateria consegue armazenar.

Para medir a autonomia da ferramenta, precisamos fazer uma conta simples em que se multiplica a voltagem pela amperagem e que vai resultar em uma medida em Watt/hora.

Quanto maior o valor em Watt/hora, maior será a autonomia da bateria.

Vejamos um exemplo:

A furadeira/parafusadeira DCD776LC1 Dewalt, possui bateria de 20V e 1,3Ah. Fazendo o cálculo (20V x 1,3Ah) sua autonomia é de 26W/h.

Em outro exemplo, a Bosch GSR 1000 smart têm bateria de 12V e 1,5Ah, o que resulta em uma autonomia de 18W/h.

Neste exemplo hipotético, a Dewalt vence, pois possui maior autonomia.

Quais as suas principais vantagens?

Dentre as principais vantagens da parafusadeira a bateria, tem-se:

Mobilidade

esta é a principal vantagem desta ferramenta, pois por ser carregada antes do uso não há a presença de fios espalhados, fato o qual facilita o manuseio em diferentes posições.

Além disso, os modelos a bateria costumam ser bem mais leves que outros, como a elétrica, por exemplo.

Desta forma, a parafusadeira a bateria possibilita a realização de trabalhos internos e externos com mais praticidade e você não precisará se preocupar se há ou não uma tomada no local.

Autonomia

Uma das principais preocupações de quem está pensando em adquirir uma parafusadeira a bateria é sobre a duração da mesma, afinal ninguém quer ser interrompido no meio de um trabalho, não é mesmo?

Mas pode ficar tranquilo, este tipo de parafusadeira possui excelente autonomia (é capaz de funcionar por horas seguidas com uma só carga), além disso, a maioria dos modelos possui uma bateria extra (para trabalhos muito longos).

Em relação ao carregamento das mesmas, tudo vai depender do material que a bateria fora fabricada, geralmente as de íon de lítio carregam em menos de meia hora, enquanto que as de cádmio demoram cerca de 7 horas.

Praticidade

Além de serem mais leves que outros modelos, as parafusadeiras a bateria são mais simples, tanto em comparação com um kit de chaves (fenda e Philips) quanto em outros modelos de parafusadeiras.

Isso porque a ponta destas parafusadeiras são somente os bits e, para troca-los é muito fácil, basta soltar o mandril, inserir o bit e apertar o mandril.

A maioria das parafusadeiras a bateria já vem com um kit de bits na caixa, porém, se a que você escolheu não veio, basta comprar um em uma loja de ferramentas (é fácil de achar e custa barato).

Ergonomia

Como já mencionado anteriormente, as parafusadeiras a bateria são muito mais leves que outros modelos.

Isso possibilita que você realize trabalhos sem sentir dores ou desconfortos.

Além disso, a maioria possui cabo emborrachado e é pequena, o que facilita a mobilidade do material.

Versatilidade

As parafusadeiras a bateria são versáteis, isso porque funcionam bem em qualquer tipo de superfície.

Como já citado anteriormente, muitos modelos possuem a função furadeira na mesma ferramenta, o que evita que você tenha que carregar duas ao mesmo tempo.

Economia

Os modelos de parafusadeira a bateria são bastante econômicos, principalmente por que a manutenção é muito rápida e na maioria das vezes é necessário somente comprar uma nova bateria.

O kit de bits é completo (atende a diversas demandas) e caso seja necessário compra-lo você não irá gastar muito dinheiro.

Em longo prazo traz economia de energia, pois o gasto para carregar o equipamento é menor do que o uso contínuo de outros modelos, como o elétrico, por exemplo.

Quais são as desvantagens da parafusadeira a bateria?

Com tantas vantagens, muitas pessoas se perguntam quais são as desvantagens da parafusadeira a bateria.

Entretanto, é importante deixar claro que as duas desvantagens desta ferramenta são causados pelo seu mau uso, sendo elas:

  • Ficar sem bateria no momento em que precisa da ferramenta: por isso, mantenha sempre carregada;
  • Bateria com vida útil reduzida: caso você não cuide e não carregue corretamente sua parafusadeira, é provável que você diminua a vida útil da sua bateria. Mas fique tranquilo, isso pode ser evitado com cuidados fáceis e com a leitura atenta do manual de instruções.

Como utilizar uma parafusadeira a bateria?

Para utilizar a parafusadeira a bateria, basta seguir as seguintes recomendações:

  • Retire pulseiras, anéis e outros acessórios que possam enroscar;
  • Não use roupas largas;
  • De preferência, não utilize o equipamento perto de crianças ou animais domésticos;
  • Pegue a ferramenta e solte o seu mandril;
  • Coloque o bit (ponta) necessário (varia em função do tamanho do parafuso)
  • Aperte o mandril;
  • Posicione a ferramenta;
  • Ligue a parafusadeira;
  • Realize o trabalho;
  • Nunca coloque muita força na máquina;
  • Guarde-a em local seco e longe do alcance de crianças.

Como escolher uma parafusadeira a bateria?

Para escolher uma parafusadeira, primeiramente você precisa saber quais são suas expectativas e quais serão os usos comuns da ferramenta.

No caso especifico das parafusadeiras a bateria, é recomendado para uso profissional as mais potentes e robustas, já para o uso doméstico, modelos simples atendem perfeitamente a sua demanda.

Outro ponto importante é analisar se compensa adquirir um modelo que venha com a função furadeira no equipamento, caso você ainda não tenha uma furadeira, é uma ótima opção.

Por fim, em termos de qualidade, as parafusadeiras a bateria se sobressaem, possuindo excelente custo-benefício e longa vida útil.